-

Vsmart Extensions

Morre Mário Souto Maior




Cidades
 

O escritor tinha 81 anos e estava internado há um mês com problemas pulmonares. Às 17h de ontem, ele teve uma parada cardiorrespiratória.

Morreu, na tarde de ontem, no Hospital Unicordis, vítima de parada cardiorrespitatória, o folclorista, etnólogo e escritor Mário Boa Ventura Souto Maior, de 81 anos. Ele estava internado há um mês devido a problemas pulmonares e outras patologias. O corpo está sendo velado na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no bairro de Casa Forte, e o enterro será realizado, às 16h de hoje, no Cemitério Parque de Olinda, neste município.
 

Parentes do folclorista contaram que ele permaneceu os últimos dias de vida bastante lúcido. E demonstrava preocupação, apenas, com os familiares e o trabalho. Jan Souto Maior, filho do folclorista, disse que os problemas de saúde do pai começaram quando ele descobriu um nódulo na cabeça.
 

"Meu pai passou por uma cirurgia para a retirada do tumor. Ele se recuperou disso, mas ficou muito debilitado. Após a operação, apresentou diversas complicações, inclusive, problemas urinários, e permaneceu internado até morrer", lembrou Jan Souto Maior. Segundo ele, durante o período em que o pai esteve hospitalizado, os parentes o acompanharam diariamente. Ontem, o quadro de saúde de Mário Souto Maior piorou.
 

Pela manhã, o folclorista teve uma queda de pressão. Os médicos deram-lhe medicamentos para normalizar a situação. Em seguida, colocaram a sonda alimentícia. Às 13h30, realizaram uma radiografia. Mário Souto Maior apresentou uma leve melhora. No entanto, por volta das 17h, a equipe médica constatou a morte do paciente. Ele morreu no apartamento 107, ao lado dos filhos, de um neto e da esposa, Carmem Barbosa Souto Maior, 79, com quem era casado há 58 anos.
 

Após a morte, Carmem pediu para ficar sozinha com o marido e se despediu dele com um beijo na testa. Bastante abalada, ela comunicou aos parentes que não deve comparecer ao sepultamento.

Logo depois da notícia do falecimento de Mário Souto Mario, dezenas de amigos e parentes foram para a Fundação Joaquim Nabuco onde está sendo velado, no salão nobre,desde a noite de ontem. O corpo permanecerá no local até às 15h, quando o padre Edvaldo celebrará a missa de corpo presente. Após o ato religioso, o corpo será levado para o cemintério.
 

Jornal do Commercio
26.01.2002

 

Pesquisa

Apoio Cultural

Banner

Fotos do mês

Blog de Jan Souto Maior

Banner

Livraria Mário S. Maior
.
Read more ...
Galeria de Fotos
.
Read more ...
Galeria de Vídeos
.
Read more ...
Galeria de Sons
.
Read more ...