-

Vsmart Extensions

Amigos dão adeus a Mário Souto Maior




Dezenas de pessoas passaram ontem pelo salão principal da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), para dar o último adeus ao advogado, historiador e folclorista Mário Souto Maior - que faleceu na tarde de anteontem, aos 81 anos, vítima de parada respiratória, provocada por um enfisema pulmonar. Para homenagear o intelectual, que escreveu 64 obras sobre o folclore e a história do povo nordestino, a Fundaj cedeu do acervo do Museu do Homem do Nordeste uma estátua de um Caboclo de Lança e de um Boi Bumbá. As duas foram postas próximas ao corpo, durante o velório, junto a dezenas de coroas de flores enviadas por editoras, institutos de pesquisa, amigos e familiares, além do Governo do Estado e Prefeitura do Recife.
 

"Qualquer homenagem a Mário Souto Maior ainda é insuficiente. Ele foi quem prestou a maior homenagem à Fundação, trabalhando conosco", disse o presidente da Fundaj, Fernando de Mello Freyre. A antropóloga Fátima Quintas, pesquisadora da fundação e que trabalhou com de Mário Souto Maior, define o folclorista como um homem doce e carismático. "Mário foi uma pessoa muito feliz, e que se dedicou a apenas três coisas na vida: sua obra, o amor pela esposa Carmem e à família. Tudo realizou com êxito".
 

O prefeito do Recife, João Paulo, o vice, Luciano Siqueira e o secretário de Cultura, Roberto Peixe, estiveram presentes à cerimônia. "Mário está imortalizado pelo legado que deixou: uma obra sobre o que há de primordial na vida de uma sociedade - a cultura", ressaltou o prefeito. Segundo João Paulo, a PCR prestará uma homenagem póstuma ao folclorista. "Já estamos analisando a melhor forma de fazer o evento".
 

A Fundaj - onde Mário Souto Maior trabalhou durante 36 anos - também prestará uma homenagem ao intelectual. Em parceria com a Editora Massangana, irá lançar o livro Mário Souto Maior: Oitenta Anos. Trata-se de uma organização de textos, feita pelo filho dele, Jan Souto Maior, sobre a vida e a obra do folclorista. O lançamento ainda não tem data definida. Mário Souto Maior foi sepultado no final da tarde deontem, no cemitério Parque de Olinda.

Diario de Pernambuco
27.01.2002

 

Pesquisa

Apoio Cultural

Banner

Fotos do mês

Blog de Jan Souto Maior

Banner

Livraria Mário S. Maior
.
Read more ...
Galeria de Fotos
.
Read more ...
Galeria de Vídeos
.
Read more ...
Galeria de Sons
.
Read more ...